Memes de Design: Camisetas Helvetica
Há alguns dias atrás, durante uma festa, não pude deixar de notar um grupinho em círculo conversando e orgulhosamente exibindo camisetas parecidas com essa:
Exceto que na camiseta estava escrito “Top & Mid & Jungle & Duo” (Se você não pegou a referência, esses são os papéis que os jogadores de um time de League of Legends assumem). Me sentindo imediatamente parte do grupo, não pude deixar de me perguntar: de onde veio esse meme?
A origem do meme
A fórmula é sempre a mesma: uma camiseta com uma lista de nomes separados por e comercial (ampersand) e fonte Helvetica em negrito. Normalmente branco no preto. Elas funcionam como dialetos culturais: se você pega a referência, você e quem está vestindo são automaticamente farinha do mesmo saco.
Eu realmente não esperava que fosse ser tão difícil encontrar a resposta, mas depois de algumas pesquisas bem macabras no Google, finalmente encontrei a camiseta original:
Desenhada em 2001 pelo estúdio Experimental Jetset para a marca Japonesa 2K by Gingham, o design permanece influente até hoje em dia. Fiquei bastante surpreso em descobrir que esse design já atingiu a maioridade, levando em conta a prevalência do esqueumorfismo na época (e Helvetica foi desenhada na década de 50!).
O estúdio tem o seguinte a dizer sobre a sua inspiração:
Quando nós desenhamos a camisa, a nossa ideia era despir a ideia de uma banda de rock em uma lista de quatro nomes, em uma tentativa de atingir a essência de um grupo. De certa forma, a camisa é sobre abstração: o processo de traduzir imagens em algo menos figurativo. Existe ainda um viés iconoclasta na camisa: a ideia de perfurar através do mundo de imagens, utilizando texto.
Em resumo, nós tomamos a ideia da banda mais arquetípica de todas (uma banda que tem sido uma constante fonte de inspiração para nós), e substituimos a imagem com uma simples lista de nomes.
O fato de que nós usamos um e comercial (‘&’) depois de cada nome teve um motivo puramente formal. Quando colocamos os nomes um abaixo do outro, sem os e comerciais, nós pensamos que o nome ‘George’ estava se destacando demais, já que essa era a palavra mais longa. Nós resolvemos o problema colocando o nome ‘George’ no final da lista, e adicionando e comerciais a todos os outros nomes. Dessa forma, a lista de nomes parecia mais uniforme. E é assim que os e comerciais foram introduzidos no design.
O Experimental Jetset ficou surpreso com a popularidade que a camiseta atingiu, pois a sua forma de design é bastante hermética: eles evitam pensar em termos de público-alvo, e nunca tentam estimar o que vai virar popular ou não, concentrando-se ao invés disso apenas na integridade estética / conceitual do design por si só:
Para nós, isso prova um ponto importante: um design popular não precisa ser construído com intenções populistas.
Desde então, o estúdio tem coletado amostras de camisetas no seu site:
Abstrair e conquistar
Quando comecei essa pesquisa, eu honestamente não esperava a quantidade de esforço que foi colocado nesse design. No final das contas, simplicidade é, muitas vezes, muito mais difícil de alcançar que complexidade: você tem que trabalhar duro para eliminar o desnecessário.
Espero que você tenha gostado desse artigo! Espero poder tornar esse formato em uma série recorrente aqui no blog, então se você tem um meme de design que gostaria que eu explorasse, não deixe de me mandar!